Nossa escola é de médio porte onde temos turmas do fundamental II, 5ª a 8ª Série. Nosso corpo docente é composto de professores graduados e a maioria está fazendo especialização em suas respectivas áreas.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Educação para a convivência com o semi-árido
Nossa instituição de ensino está envolvida em vários projetos. Estamos participando do projeto Selo UNICEF. Cerca de duzentos (200) alunos, entre as escolas de 1º Grau Sisalândia e Marcolino Francisco Xavier, partciparam do projeto. Houve mobilização da comunidade e os resultados vocês podem conferir posteriormente nesse blog.
Para desenvolver o tema proposto pela UNICEF partimos primeiramente para uma pesquisa de campo em que participaram alunos de 1ª a 8ª séries, num total de 13 turmas. Os temas ou roteiros com entrevistas foram distribuidos às séries, de forma equitativa.
Foram desenvolvidos projteos com base nos resultados das entrevistas, tais como análise qualitativa dos dados, debatendo com os alunos sobre os resultados; análise matemática e estatísticas dos dados, apresentados em tabelas e gráficos; reunião de pais e mestre para debater sobre o andamento do projeto e palestra com agentes de saúde sobre os temas tratados.
O trabalho foi positivo, no entanto, ainda daremos prosseguimento a outros procedimentos para que a comunidade, de fato tenha resultados concretos que visem amenisar os problemas detectados.
As condições ambientais necessárias para uma boa escola no Semi-árido foram discutidas sob vários aspectos. Um fator que chamou a atenção foi a análise da água imprópria para consumo utilizada por algumas famílias. A professora levou os alunos até o reservatório para mostrar-lhes como agir para melhorar a qualidade dos nossos recursos hídricos. Fizemos eventos com os pais e alunos de caráter cultural, mostrando a evolução da comunidade, no entanto, sempre lembrando dos desafios que temos a enfrentar para que a qualidade de vida das nossas crianças melhorem a cada dia, objetivando uma educação de qualidade, sem a necessidade de se deslocar para os grandes centros. Assim foi o nosso trabalho. Houve falhas, mas também houve muitos pontos positivos. Os alunos fizeram um trabalho que lhes deram prazer, por ser algo voltado totalmente para a sua realidade e também por ter sido um projeto diferente que nunca antes tinha sido aplicado na nossa comunidade. Deixamos claro que iremos prosseguir com a metodologia, pois não foi possível no tempo estabelecido fazermos todos os desdobramentos dos roteiros previstos. Vale também nesse espaço agradecer a participação e o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Luz e da Secretaria Municipal de Educação. Heráclito Santos Martins Xavier (Coordenador)
O Bumba-meu-boi
Semana do Folclore em Sisalândia
A Escola de 1º Grau Sisalândia patrocinou vários eventos durante a semana junto à comunidade escolar, no intuito de comemorar a semana do folclore. De Segunda à Sexta, sempre nos últimos horários, os alunos organizaram apresentações voltados ao tema. Nesta Quinta-feira está sendo apresentado o Bumba-meu-boi. É a nossa cultura sendo revista e valorizada!
Assinar:
Postagens (Atom)